Os gastos com alimentação pesaram mais no orçamento das famílias de baixa renda em novembro, segundo os dados do Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1), que registrou alta de 0,56% no mês passado, após aumento de 0,46% em outubro, informou o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Ao todo, quatro das oito classes de despesas ganharam força na passagem do mês, segundo o índice que apura a inflação percebida pelas famílias com renda mensal entre 1 e 2,5 salários mínimos.
Houve aceleração no ritmo de reajuste de preços de Alimentação (de 0,43% em outubro para 0,76% em novembro); Habitação (de 0 55% para 0,76%); Educação, Leitura e Recreação (de 0,38% para 1,00%); e Despesas Diversas (de 0,13% para 0,20%).
Nesses grupos, os destaques foram os itens hortaliças e legumes (de 0,93% para 13,04%), tarifa de eletricidade residencial (de -0,22% para 2,81%), passagem aérea (de -8,18% para 20,61%) e alimentos para animais domésticos (de 0,38% para 1,24%), respectivamente.
Também pressionaram a taxa os aumentos na batata-inglesa (58%), aluguel residencial (0,92%) e gasolina (1,98%).
Na direção oposta, os aumentos foram menores em Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,57% para 0,22%), Vestuário (de 0,96% para 0,41%), Transportes (de 0,12% para 0,08%) e Comunicação (de 0,31% para 0,27%). Nessas classes de despesa, destacam-se os itens: artigos de higiene e cuidado pessoal (de 0,87% para -0,19%), roupas (de 0,91% para 0,22%), tarifa de ônibus urbano (de 0,05% para -0 48%) e tarifa de telefone residencial (de 0,11% para 0,00%).
Entre os itens que também ficaram mais baratos estão o leite tipo longa vida (-4,70%), taxa de água e esgoto residencial (-0 83%), pão francês (-0,59%) e banana-prata (-2,91%).
A taxa do IPC-C1 de novembro foi inferior à inflação média apurada entre as famílias com renda mensal entre 1 e 33 salários mínimos. O Índice de Preços ao Consumidor - Brasil (IPC-Br) mostrou alta de 0,65% no mês passado. Ambos são calculados pela FGV.
No acumulado em 12 meses até novembro, o IPC-C1 teve alta de 6,15%, patamar também inferior ao do IPC-BR, que avançou a 6,81% no mesmo período.
Posse de dilma...
O Salão Nobre do Palácio do Planalto está lotado para cerimônia de nomeação dos ministros de Dilma, informa Filipe Matoso, do G1
O novo governador Paulo Câmara (PSB) fez um discurso agregador no evento de posse do novo secretariado, realizado no Palácio do Campos das Princesas, nesta sexta-feira (2). O socialista abordou os desafios que sua equipe terá que enfrentar nos próximos 4 anos e destacou a importância de poder contar com uma equipe coesa e integrada.
Logo no início de sua fala, Câmara lembrou dos anos em que foi secretário do ex-governador Eduardo Campos. “Iniciamos uma nova etapa do nosso governo. Tive a oportunidade de estar aqui há oito anos. Quatro anos depois tomei posse como secretário da fazenda. Hoje, ao dar posse aos secretários, sei que o espírito de 2007 e 2011 é o mesmo”, disse.
Logo em seguida, falou sobre a necessidade de manter a unidade na nova gestão. “Vamos governar não para 68%, mas 100% do Estado. É importante que cada secretário converse, ouça o que acontece na classe política, na sociedade civil. É importante nos planejarmos. Pernambuco espera muito da gente e sei que vamos honrar o trabalho que nos foi confiado”, finalizou.
Aos 26 anos, Gabriela Markus se tornou secretária-adjunta de Turismo. Criada em família de políticos, ela diz que tem experiência para o cargo
Gabriela Markus foi escolhida pelo governador José Ivo Sartori (Foto: Gabriela Markus/Arquivo Pessoal)
Nomeada secretária-adjunta de Turismo, Esporte e Lazer no governo do Rio Grande do Sul, a ex-miss Brasil Gabriela Markus acredita que sofre preconceito por causa de sua beleza. O anúncio do nome dela para o cargo, feito na segunda-feira (12), gerou críticas e piadas em redes sociais.
Aos 26 anos, no entanto, a jovem eleita Miss Rio Grande do Sul e Miss Brasil em 2012, mesmo ano em que ficou com a quinta colocação no Miss Universo, diz que se sente preparada para o desafio na vida pública, apesar de não ter tido nenhuma experiência anterior na área.
"Há preconceito com a beleza, por eu ser mais jovem, por eu ser mulher. As mulheres ainda sofrem isso. O fato de ter sido miss também acarreta. Porque é uma novidade. Tudo que é novo gera certa insegurança. Eu não me preocupo tanto com os comentários negativos. Não fiz nada de errado. Se fui nomeada é porque as pessoas confiam em mim", disse ela ao G1.
Filiada ao PMDB e bacharel em engenharia de alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Gabriela disputou as eleições de outubro do ano passado como candidata a deputada estadual. Recebeu 26,3 mil votos e não se elegeu, ficando com quinta suplência do partido.
Gabriela Markus representou o país no Miss Universo de 2012, em Las Vegas, Estados Unidos (Foto: Darren Decker/Miss Universe/AFP)
Gabriela conta que vem de uma família de políticos e que está habituada a esse meio desde a infância. “Um dos meus avôs participou da fundação do MDB [Movimento Democrático Brasileiro, partido que, durante o regime miliar, deu origem ao PMDB] em Paverama [no Vale do Taquari]. Meu pai foi vereador duas vezes lá e outra em Teutônia [onde ela foi criada, na mesma região]. E o atual prefeito de Paverama, Vanderlei Markus, é meu tio. Cresci nesse meio”, explicou.
O convite para ocupar um cargo no governo de José Ivo Sartori (PMDB) foi uma surpresa, afirma Gabriela. “Nunca pensei que eu iria exercer esse cargo. Mas acho que isso foi muito natural, acho que a vida me encaminhou para isso”, conta a nova secretária-adjunta, que terá a missão de substituir o titular da pasta, Juvir Costella, também do PMDB, na ausência dele.
Ainda sem adiantar projetos que pretende implementar, a ex-miss diz que as experiências culturais e viagens realizadas nos últimos anos são alguns de seus trunfos para atuar na secretaria. “Na área do turismo posso contribuir com a experiência que ganhei como Miss Brasil. Fui a 26 estados e lá vivi as culturas locais. E fiz viagens internacionais quando era estudante. Em intercâmbios, fiquei três meses nos Estados Unidos e mais três meses na Espanha. Ganhei uma bagagem cultural diferente. Com o tempo, as pessoas irão conhecer esse outro lado da Gabriela”, promete.
A nova secretária-adjunta também ressaltou que o envolvimento como jogadora amadora de vôlei vai lhe ajudará a tratar de políticas para o esporte. “Sempre fui atleta. Participei de competições e jogo sempre. E tenho um irmão que está embarcando para os Estados Unidos, onde ele estuda e atua como jogador de vôlei”, destacou.
Apesar da empolgação, Gabriela diz que ainda não sabe se veio para ficar no meio político. “Tudo depende do tempo, mas posso dizer que já entrei de cabeça nessa área porque estou bem animada. A área da moda e modelo cada vez se distancia mais. Poderia continuar, mas essa não é minha vontade”, confidenciou a ex-miss.
Gabriela Markus, miss 2012, se despede da coroa no ano seguinte (Foto: Carol Gherardi/Bandeirantes)
A atriz e apresentadora Regina Casé foi eleita a melhor atriz em filme estrangeiro no Festival de Sundance, nos EUA, por sua atuação no filme brasileiro "Que horas ela volta?", de Anna Muylaert. O filme, inclusive, vem despontando como a nova sensação brasileira nos festivais internacionais. A premiação do Festival, que é um dos mais importantes do circuito independente, foi anunciada neste domingo (1ª). A película narra a história de uma mãe, Regina Casé, que deixa a filha no interior de Pernambuco para trabalhar como babá em São Paulo. Depois de anos, a filha vai ao encontro da mãe na casa onde trabalha, o que gera conflitos e novas relações. "Que horas ela volta?" ainda não estreou no Brasil. O Festival de Sundance é conhecido por antecipar filmes que irão ser destaque na próxima temporada de prêmios de Hollywood. O prêmio de Casé foi dividido com a atriz Camila Márdila, que faz o papel de sua filha no filme.
Confira roteiro das prévias de Carnaval do Recife e de Olinda
Festas de estilos variados já começam a partir de hoje...
Até chegar a aguardada sexta-feira, 13 de fevereiro neste ano, que abre oficialmente o carnaval, foliões já podem gastar a energia da ansiedade. Entusiastas de frevo, samba, rock, pop, brega, axé e até blues e sertanejo já podem se programar. Agremiações e bailes já divulgaram suas atrações e estão com ingressos à venda. Entre as atrações, há nomes como Del Rey, Eddie, Academia da Berlinda, Licor de Camarones, Almir Rouche, Otto, Margareth Menezes, Maestro Spok, Valesca Popozuda, Molejo, Nação Zumbi, China, Ivete Sangalo, Bell Marques, entre outros.
Confira algumas atrações:
1º DE FEVEREIRO
Tá Bom, A Gente Freva O animado bloco do “Tá Bom, A gente Freva”, famoso por unir o rock 'n' roll ao nosso frevo, realiza prévia de carnaval no Barchef, em Casa Forte. A folia dá início às comemorações de 7 anos de irreverência do bloco, que desfila por Olinda no Sábado de Zé Pereira, fazendo releituras de clássicos do rock no ritmo pernambucano. As atrações da prévia são Suvaca di Prata e a orquestra oficial do bloco. No local, serão vendidas as camisetas da agremiação.
Divulgação
Só Na Marosidade comanda festa do bloco Comigo É Na Base do Beijo
Comigo É Na Base do Beijo O bloco Comigo É Na Base Do Beijo promete agitar a Zona Sul da cidade neste domingo (1º). A sexta edição da folia terá início às 12h, com concentração em frente à academia TOP Fit de Boa Viagem. De lá, seguirá um arrastão com a bateria do D’Breck em direção à Pink Elephant. Na boate, quem comanda a festa são as bandas Só Na Marosidade, Santa Dose, Banda Leva e Manoel Netto. Os ingressos custam R$ 50 e estão à venda na Aloha Promo e nas academias TOP Fit.
Divulgação
Molejo se apresenta no I Love Cafusú
6 DE FEVEREIRO
I Love Cafusú Cafuçus e hariús podem evocar Chacrinhas e Chacretes para a I Love deste ano, que tem como tema os programas de auditório. O grupo Molejo é a principal atração da noite, que ainda reúne O Conde, Banda Só Brega, The Rossi & Victor Camarote, e convidados como Nega do Babado, Adilson Ramos, Elke Maravilha, Xico Sá, Kelvis Duran, Dira Paes e o cineasta Hilton Lacerda. Os ingressos são vendidos no site Top Ingressos e custam, no 1º lote, R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia) cada. Informações: 3088-8261
La Cumbia de Carnaval A festa mais dançante e caliente esquenta o clima de Olinda no Xinxim da Baiana (Avenida Sigismundo Gonçalves 742). A discotecagem fica a cargo do DJ argentino Leon Selector, com muita cumbia electrônica, reggaeton e moombathon. Ingressos custam R$ 10 (no eventick ou por lista amiga), R$ 15 (na porta) e R$ 20 (casadinha).
Divulgação
Elba Ramalho estará no Siri da Lata
Baile Siri da Lata O baile, que acontece no Clube Português (Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 172 - Graças), faz graça em cima do recente escândalo da Petrobrás, com o tema “O roubo do ouro negro”. O frevo ferverá com Elba Ramalho, Almir Rouche, Asas da América e Maestro Forró com a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. Informações: 3427.1351
7 DE FEVEREIRO
Enquanto Isso na Sala de Justiça… Completando 20 anos, a prévia do Enquanto Isso é uma das festas mais esperadas, que acontece no Centro de Convenções, Olinda. Entre as atrações, Nação Zumbi, China e Orquestra Frevo do Mundo, com convidados como Otto, Siba, Céu e Tulipa Ruiz. Ingressos custam R$ 80 (inteira), R$ 65 (social - com 1kg de alimento não perecível) e R$ 40 (meia). À venda nos shoppings Recife, RioMar, Tacaruna e Guararapes ou no sites Top Ingressos e Ingresso Rápido.
Divulgação
Maestro Spok é o homenageado do carnaval de Recife
Baile Municipal O 51º Baile Municipal do Recife será realizado mais uma vez no Chevrolett Hall, em Olinda. As atrações já confirmadas são Alceu Valença, Elba Ramalho, Orquestra Popular do Recife e Maestro Ademir Araújo, Gustavo Travassos, Nono e Claudionor Germano, Coral Edgard Moraes e Maestro Spok. A venda de ingressos começa a partir do dia 20 de janeiro e o bilhete para pista custará R$ 50 e o valor da mesa para quatro pessoas será de R$ 600. O valor dos camarotes vai variar de acordo com o piso escolhido. Todos os ingressos serão vendidos no Chevrolett, já os da pista são encontrados na loja Ticket Folia, no Shopping Recife, ou no quiosque Ingressos Prime, do Shopping RioMar. Informações: 3355.9445
Linda, Traz Duas Cervejas Aí Em seu segundo ano, o esquenta se descreve como “a prévia à fantasia open bar mais animada pelo preço mais limpeza”. A festa acontece no Vapor 48, Praça das Cinco Pontas, Bairro de São José, e tem como atrações a banda Vegas (eletropop), Zerooitoum, Teddy MC (funk e brega) e Mario Farfan (eletrônica pop alterna). Os ingressos, no segundo lote, custam R$ 50 e podem ser comprado pelo Eventick.
Chocalho do Neno Maestro Spok, o homenageado do carnaval deste ano, é a principal atração da prévia do Chocalho do Neno. O show terá participação de Ylana Queiroga e Victor Camarote. A festa começa a partir do meio-dia, na Associação dos Servidores da Fundação Joaquim Nabuco (Rua Dois Irmão, no bairro de Apipucos, Recife), com open bar de cerveja, refrigerante e água. Também tocam a Orquestra Henrique Dias, com participação de Josildo Sá, a banda Só na Marosidade, o grupo de percussão Quebra Baque e o DJ Salvados. Os ingressos custam R$ 100 (individual) e R$ 450 (mesa para 4 pessoas), à venda no Bar do Neno.
Carvalheira Fantasy A banda Timbalada comandará a préviia carnavalesca "Carvalheira Fantasy", a partir das 23h. Completam o line up, Rafa Mesquita e Citrus Clube. A noite contará com o tradicional serviço All Inclusive Super Premium, com uísque Chivas 12 anos, Vodka Absolut, Carva, Cerveja Heineken, energético Burn, refrigerante e água, dentre outras bebidas. Os ingressos estão disponíveis na Carvalheira e nas lojas Jogê dos Shoppings Recife e Rio Mar, no valor de R$ 220,00 para elas e R$250,00 para eles.
Quem Ama Perdoa A 14ª edição do bloco terá uma orquestra de frevo, a banda Limpeza e a cantora Silvana Salazar. A prévia acontece no Sr. Chopp, na rua da Hora, a partir das 13h. As camisas custam R$ 50 e o chopp R$ 3. Ariano Suassuna é o grande homenageado da festa.
8 DE FEVEREIRO
Bloco da Gia Uma das mais conhecidas prévias carnavalescas da zona sul do Recife, o Bloco da Gia comemora sua nona edição, às 10h, com arrastão em Boa Viagem (concentração no cruzamento da Avenida Francisco da Cunha com a Padre Carapuceiro) até a casa de show Haras, onde a festa continua. A principal atração da prévia é a banda Babado Novo, mas também haverá banda Santa Clara, Patusco, Felipe e Gabriel e DJ Tony Fofo. Ingressos custam R$ 50 e estão à venda nas lojas Dona Nega, Flag Perfumaria, MXA, Drappê e Yume Temakeria.
Os Barbas Já na Zona Norte do Recife, quem desfila é a troça Os Barbas, com concentração em frente à venda de Seu Vital.
Pega Vareta O bloco chega ao seu 6º ano mantendo a tradição de acontecer sempre no domingo antes do carnaval. O bloco agendou a folia para o dia 8 de fevereiro, no Espaço Coliseu, na Estrada do Encanamento. Para animar o público, foram escalados Ramon Schnayder, Citrus Clube, Soul Sertanejo, D’Breck e DJ Korossy. Com um Open Bar bem diversificado, que vai de cerveja, água e refrigerante, passando pela vodka e terminando em seus famosos Drinks do Pega, o bloco promete arrastar multidão. Os ingressos custam R$ 80,00.
9 DE FEVEREIRO
Tambores Silenciosos de Olinda Tradição religiosa para receber a benção daqueles que já foram, os tambores de 10 maracatus calarão à meia-noite, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em Olinda. O rito é a preparação dos grupos percussivos para a folia.
11 DE FEVEREIRO
Pára-quedista real No 15° desfile, o tema será "Espiral colorida", nome de um frevo de Clávio Valença (homenageado do bloco) e Cláudio Almeida. O desfile será a partir das 18h, no largo da Igreja N. Sra. da Saúde, no Poço da Panela, na Zona Norte do Recife, com apresentação da orquestra de frevo do maestro Duda. A entrada é gratuita, mas a mesas serão vendidas ao valor de R$ 120. Blusas da agremiação, que custam R$ 25, também serão vendidas. Informações: (81) 3081.7170.
13 DE FEVEREIRO
O Menino do Sesc/Os Lisos na Folia O tradicional bloco traz o tema "Homenagem ao Amor e o Tempo de Ariano Suassuna". A concentração começa às 15h na Praça do Campo Santo, em frente ao Sesc Santo Amaro. No dia, ações educativas de saúde, testes rápidos e orientações sobre DSTs serão realizados. Leonor e Banda agita a festa. O kit do bloco (camisa, 2 senhas de bebida - água, refrigerante ou cerveja - 1 caldinho e 1 batida) custa R$ 13 para comerciários e dependentes e R$ 17 para o público em geral, à vendas unidades do Sesc da Região Metropolitana.
12 DE FEVEREIRO
Queirogada A prévia da família Queiroga está marcada para o restaurante Boi e Brasa, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. Foliões devem comparecer fantasiados. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), à venda nas lojas Arca (Shopping RioMar), Loja Passa Disco (Estrada do Encanamento) e no Boi e Brasa (Pina).
21 DE FEVEREIRO
Não acredito que te beijei E para um pós-carnaval, o bloco Não Acredito que te Beijei confirmou duas atrações, Forró Pegado e Alinne Rosa. O evento será no Clube Internacional, no Recife, a partir das 14h30. A pré-venda dos ingressos está sendo realizada pelo site oficial do bloco. O valor promocional é R$ 30 (pista), R$ 60 (camarote) e R$ 100 (backstage). Informações: 9890.9085
22 DE FEVEREIRO
Camburão da Alegria O bloco Camburão da Alegria vai marcar uma das últimas apresentações do rei do frevo Claudionor Germano. O desfile, que acontece no dia 22 de fevereiro. As bandas Los Cubanos, Pierre e a orquestra de frevo da Polícia Militar como atrações. A concentração acontece no acesso ao Cabanga, na Avenida Sul.
Avaliação negativa do governo Dilma é de 44%, diz Datafolha
Instituto ouviu 4 mil eleitores em 188 municípios, entre os dias 3 e 5 deste mês. Entre os ouvidos, 23% avaliaram o governo da petista como 'ótimo' ou 'bom'
O governo da presidente Dilma Rousseff é avaliado negativamente por 44% dos entrevistados, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (7). O índice de eleitores que avaliaram o governo da petista como "ótimo" ou "bom" é de 23%.
A última pesquisa divulgada pelo instituto, em 3 de dezembro de 2014, apontava que Dilma tinha avaliação positiva de 42% dos entrevistados. Outros 24% disseram no ano passado que o governo da presidente era "ruim" ou "péssimo".
O resultado da pesquisa de avaliação do governo de Dilma feita neste mês é: - Ótimo/bom: 23% - Regular: 33% - Ruim/péssimo: 44% - Não sabe/não respondeu: 1%
Para 46% dos eleitores ouvidos pelo instituto, Dilma mentiu durante a campanha eleitoral do ano passado. Outros 14% acreditam que a então candidata falou apenas mentiras durante o processo.
A pesquisa Datafolha mostra ainda que 47% dos brasileiros consideram a presidente desonesta, 54% a consideram falsa e 50%, indecisa.
Outro dado levantado pela pesquisa indica que 26% dos eleitores disseram acreditar que a situação econômica do próprio entrevistado iria piorar neste ano. Outros 38% disseram que a situação deve permanecer da mesma forma como está.
Corrupção na Petrobras Ainda segundo o Datafolha, apenas 14% dos eleitores acreditam que Dilma não sabia do esquema de corrupção na Petrobras. Outros 77% dos entrevistados acreditam que a presidente Dilma sabia do esquema. Destes, 52% disseram que ela sabia dos desvios na estatal e deixou que o esquema continuasse. Para 25% dos que disseram que a petista sabia dos desvios, mesmo sabendo, a presidente nada pôde fazer.
De acordo com a pesquisa, 21% dos entrevistados apontaram a corrupção como o maior problema do país. O tema só ficou atrás da saúde, que contabilizou 26%.
O Datafolha fez a pesquisa entre terça-feira (3) e quinta-feira (5). O instituto ouviu 4 mil eleitores em 188 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
MPF cobra R$ 4,47 bi de empresas investigadas por desvios na Petrobras
Cinco ações de improbidade foram ajuizadas nesta sexta-feira (20). Valores envolvem ressarcimento, indenização por danos morais e multa.
O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou nesta sexta-feira (20) cinco ações de improbidade contra empresas e executivos investigados pela Operação Lava Jato. Ao todo, o órgão cobra R$ 4,47 bilhões por desvios de recursos da Petrobras. O montante envolve ressarcimento ao erário, indenização por danos morais coletivos e multa civil. São alvo das ações a Camargo Corrêa, Sanko-Sider, Mendes Júnior, OAS, Galvão Engenharia, e Engevix.
Do total cobrado nas cinco ações, a maior parte corresponde a indenizações por danos morais coletivos – R$ 3,19 bilhões. Outros R$ 959 milhões dizem respeito a multas civis, enquanto R$ 319 milhões correspondem a ressarcimento ao erário por desvios de recursos da estatal.
O G1 entrou em contato com as construtoras citadas e aguarda os posicionamentos sobre as ações.
A Galvão Engenharia informou que não vai se pronunciar.
A Engevix informou que, "assim que notificada, a empresa, por meio de seus advogados, tomará as devidas providências".
Em nota, a assessoria de imprensa da Sanko-Sider informou que a empresa ainda não foi citada, por isso, não pode avaliar o conteúdo da ação, mas reafirma que "não é empreiteira" e que atende apenas empresas privadas e não fez vendas diretas à Petrobras.
Segundo o MPF, as ações de improbidade, ao contrário das ações penais que já tramitam na esfera criminal contra os acusados, permitem que as empresas também possam ser punidas por eventuais irregularidades. Se aceitas pela Justiça, as ações de improbidade devem tramitar na esfera cível.
O órgão pede ainda a proibição de contratar com o poder público e de receber benefícios ou incentivos fiscais ou de crédito. Ficam sujeitas às sanções, ainda, empresas ligadas ao mesmo grupo econômico eventualmente condenado.
A íntegra das ações ainda não foi divulgada pelo MPF. No entanto, o órgão afirma que o material detalha a participação dos envolvidos no pagamento de propina para funcionários da Petrobras. Os valores variavam entre 1% e 3% do total de contratos bilionários obtidos através de licitações fraudadas. Ainda conforme o MPF, o esquema perdurou entre os anos de 2004 e 2012, com pagamentos se estendendo até o ano de 2014.
Âmbito criminal Executivos ligados às empreiteiras já respondem à Justiça na esfera criminal por crimes como corrupção ativa e passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional. Em dezembro de 2014, o MPF ofereceu denúncias contra 36 investigados na sétima fase da Operação Lava Jato.
Além das condenações, o objetivo das ações, que atualmente estão em fase de audiências, é recuperar R$ 1,18 bilhão. De acordo com o Ministério Público Federal, a quantia corresponde a 3% dos valores de contratos firmados entre as empresas e a Petrobras por meio do esquema de fraude em licitações. Segundo o MPF, esse era o percentual destinado à propina pago por empresas corruptoras aos beneficiários.
Petrobras Em janeiro, a estatal apresentou durante reunião do Conselho de Administração um cálculo que indicava a necessidade de uma baixa contábil de R$ 88,6 bilhões nos ativos da companhia referentes às perdas com corrupção ligadas à operação Lava Jato. O número apareceu em comunicado da então presidente da estatal, Graça Foster. No entanto, Foster considerou a metodologia usada inadequada, e prometeu um novo método de cálculo.
Graça Foster, contudo, deixou o comando da companhia no dia 4 de fevereiro. Ela foi substituída por Aldemir Bendine, até então presidente do Banco do Brasil.
Paulo Roberto Costa O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa não foi incluído nos pedidos de condenação, segundo o MPF, por conta do acordo de delação premiada firmado com o órgão. No acordo, ele se comprometeu a devolver recursos mantidos no Brasil e no exterior, além de arcar com indenização cível e relatar as irregularidades de que tinha conhecimento. O MPF pede, no entanto, uma declaração da práticos de atos de improbidade por Paulo Roberto Costa, acusado de ter sido cooptado pelas empreiteiras, mediante recebimento de propina.
Detalhamento Ao todo, são alvos das ações 28 pessoas físicas e 13 pessoas jurídicas. Elas foram divididas dentre as cinco ações de acordo com o grupo econômico a qual pertencem.
Na OAS, são cinco pessoas físicas e três pessoas jurídicas. O total cobrado deste grupo pelo MPF é de R$ 988.731.938,98, dividido em: R$ 70.623.709,93 por danos materiais; R$ 706.237.099,27 por danos morais coletivos; e R$ 211.871.129,78 de multa civil.
No núcleo da Camargo Corrêa e Sanko são cinco pessoas físicas e quatro pessoas jurídicas. O total cobrado deste grupo pelo MPF é de R$ 845.396.727,37, dividido em: R$ 60.385.480,53 por danos materiais; R$ 603.854.805,26 por danos morais coletivos; e R$ 181.156.441,58 de multa civil.
Na Mendes Jr. são seis pessoas físicas e duas pessoas jurídicas. O total cobrado deste grupo pelo MPF é de R$ 1.043.867.419,61, dividido em: R$ 74.561.958,54 por danos materiais; R$ 745.619.585,43 por danos morais coletivos; e R$ 223.685.875,63 de multa civil.
Na Galvão Engenharia são cinco pessoas físicas e duas pessoas jurídicas. O total cobrado deste grupo pelo MPF é de R$ 1.058.963.242,68, dividido em: R$ 75.640.231,62 por danos materiais; R$ 756.402.316,20 por danos morais coletivos; e R$ 226.920.694,86 de multa civil.
Por fim, na Engevix são cinco pessoas físicas e duas pessoas jurídicas. O total cobrado deste grupo pelo MPF é de R$ 538.850.198,60, dividido em: R$ 38.489.299,90 por danos materiais; R$ 384.892.999 por danos morais coletivos; e R$ 115.467.899,70 de multa civil.